terça-feira, abril 15, 2008

Insônia: essa que me faz companhia




Incrível como relutei em escrever algo sobre a insônia, talvez porque me remete a horas sofridas, horas em que me encontro totalmente desesperada.
Mas hoje pela manhã, me deparei com um blog que entre diversos textos (muito bons por sinal), o que me chamou mais atenção foi exatamente um sobre insônia.
Na verdade, confesso que minha curiosidade era em saber se encontraria as respostas para minhas tentativas frustradas de atrair o sono, ou me simpatizar com alguns das muitas sensações que surgem na penumbra da noite, quando tudo que esperamos é que o sono vem nos acalentar.
Minhas experiências com a ausência de sono, vêm de muito tempo, desde criança tinha problemas para dormir. Mas ao passar dos anos os sintomas foram se acentuando, e as crises cada vez mais presentes.
O maior pesadelo não é aquele que temos em sono profundo, mas o que não nos deixa adormecer. Essa é a real sensação de que sofre desse mal.
O irônico é que apesar disso, sou amante da noite, adoro quando o escuro se anuncia, as luzes se apagam, o silêncio se faz presente, mas com ele vem a angústia de não ter o domínio do corpo e da mente.
A madruga se arrasta não se encontra lugar na cama, remexe de lá para cá sem solução, as lembranças rodeiam, os pensamentos entram em colapso, essas não passam, atormentam. Os fantasmas fazem fila na porta do quarto, os medos eclodem como um vulcão, os lobos internos, tudo parece ser tão pavoroso e cruel, quando a única coisa que se quer é adormecer naturalmente.
Tratamentos, técnicas de relaxamento, terapias alternativas amenizam o problema sim, as crises cessam até o dia em que recomeçam por algum motivo.
Como as crises insuportáveis de enxaquecas as de insônias também são controláveis, mudanças nos hábitos, na alimentação, terapias entre outros são bons aliados.
Costumo dizer que meu melhor terapeuta e aliado são os livros, companheiros mais que fiéis, presentes e acalentadores.
Apesar de não ser nada agradável conviver com esses momentos de impotência, fui aprendendo que tudo é uma questão de óptica e de adaptação, o ser humano tem essa maravilhosa função que é a da flexibilidade, então para tudo se dá um jeito, não há mal que dure eternamente.
Aprendi a transformar essas infinitas horas noturnas em “meus momentos de insanidade”. Exatamente assim, quando o sono não vem me visitar prontamente, espero por ele com menos ansiedade, menos pavor e agonia, hoje outros sentimentos estão dando espaço para esses períodos.
Meia luz, boa música, meus livros, meu lugar favorito, o cheirinho gostoso do meu ambiente, o chá quentinho para ajudar a relaxar, o trabalho que posso adiantar, meus poemas implorando para serem escritos, faz as horas fluírem com uma harmonia que estou descobrindo dia após dia.
Aquelas tão desejáveis 6 a 8 horas bem dormidas, ainda estão longe de se realizarem, mas quem sabe um dia.
Muitas coisas tiveram que serem deixadas de lado, meu café adorável, os chocolates que me tiram do sério, e tantas outras coisas que aprendi que precisam ser evitadas nessas crises constantes.
Houve vezes que achei que fosse enlouquecer, tive acessos de raiva, descontrole, de choro e quase sempre ficava revoltada, só que percebi, que nenhuma dessas reações contribuiam para meu bem estar, de nada adiantava me martirizar, a não ser aprender a conviver com o fato de eu ter sim problemas para dormir e de milhares de outras pessoas também passarem por esse tormento e mesmo assim levarem uma vida saudável.
O bom da vida é estar diante dos desafios e descobrir formas de poder ultrapassá-los e quando isso não é possível enganar os problemas e aprender a lidar com eles da melhor maneira possível e sempre de bom humor.
Apagar a luz, folhear livros sem interesse, ligar a TV, levantar, se remexer na cama de um lado para o outro procurando a melhor posição, pensar nas mil coisas a fazer, nos problemas, nas contas a pagar, nos projetos a finalizar, ligar para alguém que ainda esteja acordado, beber alguma coisa quente, ouvir músicas, recitar um mantra, fazer orações, chás relaxantes e afins, contar carneirinhos, elefantes e até dinossauros, já passei por todos esses estágios.
Todas as tentativas possíveis e inimagináveis, até que você percebe que se não pode com ela, junte-se a ela, e dê boas gargalhadas dos seus momentos mais sombrios.
O importante é sempre tentar extrair o melhor de cada crise, de cada fase negra que passamos em todos os aspectos de nossa vida.
Como encarar o outro dia?
Um bom banho revitaliza as energias, e a certeza de que um dia pode ser melhor que o outro impulsiona você a estar nova em folha, porque ninguém tem culpa de sua noite mal dormida, nem dos seus piores pesadelos.
Então bons sonhos a todos os que podem aproveitá-los, porque esse ainda é o meu maior sonho de consumo.


***


>Ps: visitem esse blog, tem textos ótimos que acho justo compartilhar com tds
http://anamesquita.zip.net/

***

Um comentário:

Ana Mesquita disse...

Vim retribuir sua visita ao meu blog, adorei seu texto, muito mais completo e cheio de reflexões. E eu pensando em ensinar a mestra a enfrentar a insônia... Obrigada pela divulgação do meu blog!